São José Do Rio Preto,

ERA UMA VEZ O FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO

       

        São José do Rio Preto, Agosto de 2015 

        Não era preciso ser vidente para saber que o Festival Internacional de Teatro 2015 seria o pior de sua história. Muita gente percebeu a perda significativa de qualidade e com isso houve uma diminuição considerável no público. Várias peças com lugares vazios, algo muito difícil de ser visto em edições anteriores do festival. Regrediram absurdamente em termos de administração e organização, tornando o FIT um evento inexpressivo. 

       O desleixo com o festival foi completo, tanto na captação de recursos como na sua realização. A divulgação foi quase nula, tudo foi realizado com atraso e a forma de distribuição de ingressos prejudicou ainda mais quem ainda tentou assistir algo. Nunca me incomodei em pagar pelos espetáculos, pois sempre foram uma experiencia compensadora. Trocar ingressos por alimentos e livros faz o festival perder sua seriedade, voltamos ao tempo do escambo. 

        Isso é reflexo de uma mudança cultural na cidade onde os interesses se voltam totalmente ao consumo. O teatro é lucrativo apenas para quem assiste, por isso as pessoas perderam o interesse e não investem mais nele. Não existe retorno no FIT que não seja para o público. A cidade se tornou um centro consumista e o teatro na maioria das vezes é de graça, não tem como comprar. Não tem como colocar um preço na experiencia maravilhosa de assistir uma boa peça de teatro.

          PONTO RIO PRETO NOTÍCIAS. Texto: Julinho de Adelaide.







Próximo
« Prev Post
Anterior
Próximo »